![](https://vanessaagra.com/wp-content/uploads/2016/10/Familia.jpg)
30 Out “Saber-crescer” na Parentalidade e na Educação
É impossível ter um manual de instruções universal, válido para todas as circunstâncias. Não existe um guia único com os passos a seguir para ser feliz, mas a boa notícia é que cada um de nós pode ir criando o seu próprio manual de instruções, adequado à sua própria vivência.
Ao (re) aprender a crescer, através do auto-conhecimento, da observação, reflexão, do questionamento e do desaprender para aprender, vamos descobrindo o caminho que precisamos seguir para chegar a um determinado propósito.
Saber-crescer, para nós, tem muito de semelhante ao processo natural de uma flor brotar: saber fluir com a vida, evoluir a cada momento, significa aprender a adaptar-se às circunstâncias que foi criando na sua vida. Significa reconhecer o que está a precisar de deixar, quando lutar e empenhar-se por um objetivo ou parar para descansar. Significa saber aproveitar o que existe, aprender com as dificuldades, aceitar aquilo que não temos o poder de mudar, saber viver os momentos de tristeza, de raiva ou de medo, saber que os momentos felizes são para desfrutar . Saber-crescer é saber estar gratos por todos os momentos, saber que a felicidade é um caminho que se trilha com todos eles. Saber-crescer é saber que não vamos ter todas as respostas certas, saber que em cada momento utilizamos os meios disponíveis para escolher a solução que fazia mais sentido naquele momento em particular. É saber o que faz mais sentido para cada um de nós e respeitar. É estar pronto para aceitar as consequências das decisões e dos caminhos tomados.
Saber-crescer é saber onde ir buscar o que precisamos para tomar uma decisão ou para superar um desafio. Saber-crescer é saber enquadrar tudo o que somos com as pessoas que nos rodeiam. É saber que não estamos sós e saber como pôr todo o saber individual ao serviço da comunidade e do mundo. É viver a vida, com toda a sua complexa simplicidade e ser plenamente feliz, o que não quer dizer satisfazer todos os desejos.
As crianças aprendem principalmente por imitação. Se formos exemplo deste saber-crescer nosso, único, elas aprenderão a criar o seu próprio saber-crescer. Nós teremos de aprender a respeitá-lo, aceitá-lo, e ajudá-lo a surgir. Para quê manual de instruções?
Sorry, the comment form is closed at this time.