Exploradores educativos
Educadores criadores de mudança
Vivemos um momento de grandes desafios a nível pessoal e mundial que geram sentimentos de frustração, desilusão, inseguranças e confusão que são cada vez mais comuns entre adultos, mas também em crianças. Desafortunadamente, a sociedade não está a conseguir dar apoio às novas circunstâncias e necessidades da população. A educação tem um papel decisivo para a criação de um mundo mais justo e consciente, e por isso é urgente fornecer aos pais e professores de
ferramentas que lhes permitam iniciar o processo de mudança.
Acredito que a mudança começa no interior de cada indivíduo. Partindo de um auto-questionamento individual é que podemos encontrar as nossas próprias respostas adaptadas às nossas necessidades e circunstâncias. No contexto educativo é preciso questionar-nos sobre: O que é realmente importante transmitir às crianças? Que tipo de vida e desafios os esperam no futuro? Como trazer novos paradigmas educativos e sociais quando nós adultos temos tão integrados os velhos? Como educar num modelo no que nós não fomos educados e não conhecemos? Como desenvolver o maior potencial da criança e do adulto para que se torne um agente de valor para a sociedade?
“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”
– Paulo Freire
Proposta:
Criar um grupo de exploração educativa onde professores, pais e demais educadores, aventureiros da mudança, se possam reunir num ambiente organizado e descontraído, para entre todos ir à descoberta de soluções educativas reais e adaptadas.
Objetivos:
Sendo que o trabalho pode estar focado num tema em particular que guie a exploração e decorrer das sessões, por exemplo: a comunicação, ou que se abordem diferentes temas dependendo das necessidades dos participantes, a formação tem sempre como objetivos:
- Promover o auto-conhecimento profundo do educador
- Descobrir a sua maneira própria de educar (e de educar-se)
- Promover uma verdadeira autonomia e liderança pessoal dos educadores
- Criar um ambiente educativo libertador para adultos e crianças, onde adultos e crianças crescem juntos, em co-aprendizagem e co-ensino
Público alvo:
Educadores: pais, mães, professores, qualquer pessoa que trabalhe, ou conviva, com crianças e/ou jovens.
Duração:
A formação divide-se em encontros quinzenais de 3h, com entre 4 e 5 encontros por módulo, num total de três módulos.
Para a realização dos módulos II e III é necessário ter participado do (s) módulo (s) anterior (es).
Número de participantes aproximado:
Um mínimo de 5 e um máximo de 16.
Estou ao seu dispor para qualquer dúvida adicional que possa ter sobre esta formação, para agendar uma sessão ou conhecer a data da próxima sessão programada.