Talentos e Medos
Confrontar a nossa sombra para ver a nossa luz
Todos temos talentos e maneiras de expressar-nos únicos. É nesta grande e criativa diversidade que radica o grande potencial expansivo do Ser Humano como sociedade.
O papel da escola, ou pelo menos uma parte importante dele, deveria ser o de potenciar a exploração e descoberta destes talentos únicos com os que contribuir para a nossa própria felicidade e bem estar, assim como para uma sociedade mais próspera e feliz. Embora, o modelo industrial de escola que ainda está presente hoje foca mais em uniformizar as aprendizagens e perfis dos alunos, perdendo-se muitas vezes grandes oportunidades para a descoberta de talentos.
As expectativas criadas em relação ao sucesso escolar e na vida, por parte da sociedade, dos pais, da escola ou de nós próprios, criam em nós medos e auto-limites. Instala-se a crença de que talento é só algo que alguns privilegiados têm. Estes medos e crenças impedem-nos ver os nosso talentos e, mesmo conhecendo-os, de os levar à prática do nosso dia para uma vida mais plena.
“No momento de maior escuridão, os homens veem as estrelas.”
– Ralph Waldo Emerson
Objetivos:
- Abrir a mente a novas possibilidades
- Repensar crenças sobre o ter ou não ter talento
- Descobrir com confiança alguns dos seus talentos
- Identificar os medos ou bloqueios para a descoberta de talentos
- Confrontar os seus medos com leveza e confiança
- Encontrar formas de pôr os seus talentos ao serviço da sua vida e sonhos
Público alvo:
Público Geral: educadores que queiram descobrir os seus talentos como educador ou qualquer pessoa que queira explorar-se e conhecer-se melhor.
Duração:
Inicialmente previsto para 4h.
Número de participantes aproximado:
Um mínimo de 5 e um máximo de 16.
Estou ao seu dispor para qualquer dúvida adicional que possa ter sobre esta formação, para agendar uma sessão ou conhecer a data da próxima sessão programada.